21 abril, 2023

✏LANÇAMENTO DE NOTAS BIMESTRAIS - ESPELHO


Oiiiee!
Hoje, feriadão, e nós estamos como? Pra variar, fazendo alguma coisa de escola...
Eu estou organizando as notas do bimestre da minha turminha, e senti a necessidade de preparar um espelho para minha organização... Sabe aquele que é base para lançar no sistema, que vai ficar nos seus arquivos,  que pode até rasurar... hehehe 
Preparei um mais limpo, sem muitos enfeites, para poder ficar mais simples de lançar nos documentos oficiais. Mas como sou a tia Suh, preparei uma capinha colorida para cada bimestre. Ficou fofo!💕
Aconselho organizar esta documentação em uma pastinha de grampo, para não ter nenhum contratempo no fim do ano...
Espero que seja útil! 

Beijinhos no coração, 
Tia Suh

Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

 

20 abril, 2023

🕊🤲PAZ NAS ESCOLAS - PLANO DE AULA COM ATIVIDADES E CULMINÂNCIA


Olá, pessoas pedagógicas! 
Hoje trago para vocês uma atividade que fiz exatamente hoje, dia do movimento "QUEREMOS PAZ NAS ESCOLAS ". 
Temos visto tantas notícias relacionadas à violência nas escolas, não é verdade? Tanta coisa que deixa nosso coração entristecido... 
Como sugestão da Secretaria Municipal de Educação de Nova Friburgo, bolei esta atividade de reflexão e arte! 
Vou lhe explicar como fiz: 

TEMA DA AULA: QUEREMOS PAZ NAS ESCOLAS!

HABILIDADES ENVOLVIDAS: 

(EF15AR13) Identificar e apreciar criticamente diversas formas e gêneros de expressão musical, reconhecendo e analisando os usos e as funções da música em diversos contextos de circulação, em especial, aqueles da vida cotidiana.

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais, regionais e nacionais

ESTRATÉGIAS

* Rotina;
* Acolhida; 
* Pedir que se sentem em formato de círculo;
* Conversa informal sobre o tema;
* Deixar que expressem o que têm visto nos noticiários; 
* Pergunta: O que torna uma pessoa violenta? 
* Assuntos abordados neste contexto: jogos de videogame, filmes com alto teor de violência,  digital inflluencers etc.
* Dinâmica do filtro: levar um filtro de papel, uma base de coador, terra preta ou cascalhos, e um vidro.
A dinâmica consiste em coar a terra e demonstrar que, apesar de todo tipo de informações que recebemos, devemos filtrar e absorver apenas o que é bom, para não ser contaminado. 
* Música: "Vamos construir" - Sandy e Junior 
* Cantar juntos!!!
* Conversa sobre o que fazer para termos PAZ NAS ESCOLAS...
* Produzir um texto coletivo com as respostas dos alunos. 
* Atividades  em folha: Interpretação da canção 
* Momento de grande importância, pois os alunos serão levados a pensar o que querem para o futuro...
* Momento mãos à obra: entregar uma folha para que escolham uma palavra para desenhar como um grafite ( arte de rua) ( Apresentar exemplos!) 
* Construção de um mural lindo! 

 Espero que tenham gostado!
Optei por não imprimir esses modelos de painéis prontos, para ficar evidente o trabalho dos discentes.

Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023 


16 abril, 2023

💡PROBLEMATECA - ATIVIDADE INTERATIVA DE RESOLUÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA


Em breve, postarei mais... 
Fique ligadinho no BLOG PEDAGOGIA COM A TIA SUH!!

Beijos pedagógicos 💕💕💕

🌞AVALIAÇÃO DE GEOGRAFIA II





Mais uma Avaliação que preparei com todo carinho... 
Esta, traz atividades sobre Pontos Cardeais  e Colaterais , e uma pincelada no assunto Campo e Cidade, que já dei e cobrei em outra atividade avaliativa. 

Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

15 abril, 2023

AVALIAÇÃO DE CIÊNCIAS II

Uma avaliação bem sucinta e prática! 
Assuntos: O ser humano e a energia + cadeias alimentares 

Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

AVALIAÇÃO DE HISTÓRIA II


Avaliação de História, aplicada em turma de 4° ano
Contém: 
💡Nomenclaturas de medidas de tempo 
💡Calendário
💡Meses do ano
💡Numeração romana 
💡Invenções para medida de tempo
💡O que é História 

Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

AVALIAÇÃO DE MATEMÁTICA II - PARA 3°, 4° OU 5° ANO


Oie, pessoas pedagógicas! 
Trouxe mais uma Avaliação de Matemática que apliquei na minha turminha de 4° ano.
Espero que tenha serventia!

Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

13 abril, 2023

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA II


Oie, pessoas pedagógicas!

Por aqui muita correria... fim de BIMESTRE é assim...
Passa conteúdo, corrige provas e atividades, lança nota no espelho bimestral, faz planejamento, cuida de casa, afff... cansei só de escrever...
Nossa profissão é por amor mesmo... ninguém conseguiria dar conta do que temos, sem ser por amor, não é mesmo!? Rsrsrs.

Bom, vamos lá! 
Hoje posto uma AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA, bem básica e funcional! 
Também preparei uma folha para ditado, pois por aqui, trabalhei bastante ortografia, então,  resolvi cobrar como parte da nota da avaliação,  porém farei em dias diferentes...

Segue meu trabalho, para você, com carinho!!! 
Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

10 abril, 2023

FÁBULAS 💖


Olá, pessoas pedagógicas! 

Hoje trouxe para vocês um tema super especial que está presente tanto na Educação Infantil,  quanto nos Anos Iniciais: As Fábulas. 
Esse gênero textual tão encantador que nos traz uma infinidade de opções de atividades e ainda uma importante reflexão... 
Preparei uma explicação bem básica, três interpretações de texto, e alguns conteúdos de gramática, como: 
✏adjetivo
✏substantivos compostos
✏pronomes 
✏Pontuação 
✏Tipos de frases 

De brinde, tchantchan tchantchan... um lindo cartaz, parte de uma coleção que aos pouquinhos vou liberando os temas, de acordo com o andar dos conteúdos...

Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

09 abril, 2023

O SER HUMANO E A ENERGIA💡🔌


Olá, pessoas pedagógicas! 

Hoje trago para vocês uma atividade de Ciências, que rendeu excelentes resultados em minha sala de aula.

Não me lembro se já contei aqui, mas utilizo a Coleção "A Conquista" para minha turminha de 4°ano. 
E para trabalhar o assunto "O ser humano e a energia" montei esta atividade. 

Obviamente que, a necessidade de explanar o assunto, ler o livro, dar exemplos é um ponto crucial. 

Vou lhe explicar como fiz, passo a passo: 

1) Deixei que lessem o texto do livro;😎

2) colei as palavras-chaves digitadas no quadro. 💟

3) Deixei que fossem falando, e fui escrevendo no quadro.📝💬

4) Deixei que escolhessem a figura que melhor correspondia. 🙈✂️

5) Hora de passar para o papel: Cada um montou sua definição. Foram me mostrando apenas as dúvidas de coesão e os errinhos de Português.🧐🤭

6) Voilá!!! 🎉🎉🎉Atividade pronta, aprendizado adquirido e professora feliz!!!!😀

Uma atividade dinâmica como esta, não necessita de dever de fixação neste momento. O texto montado já demonstra que compreenderam o assunto. 😉❤


Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023


08 abril, 2023

📚PROJETO LIVRINHO DA LEITURA


Oieeee!!!! 

O Dia do Livro, é uma data marcante... Ainda mais no mês de abril. Você sabe o por quê?

No dia 18, comemoramos o dia do Livro Infantil,  em homenagem à Monteiro Lobato,  considerado o pai da literatura infantil, por ter produzido a obra "Sítio do Picapau Amarelo".
Já no dia 23 de abril,  comemora -se o Dia do Livro, à nível mundial. Trata-se de uma data simbólica, pois neste dia morreram três grandes escritores: o inglês William Shakespeare, o espanhol Miguel de Cervantes e o peruano Inca Garcilaso de La Vega.

E para comemorar tanto livro, tantas homenagens, trouxe a atividade "Livrinho da Leitura "

Vou te dar o passo a passo: 

1. Levar os alunos à biblioteca da escola, para que escolham um livro.
( Eu gosto de selecionar uns exemplares...) 

2. Levar os alunos à um local para leitura: na própria biblioteca,  sala de leitura,  pracinha, qualquer cantinho mais silencioso. Sentá-los no chão,  no Sol, traz uma sensação de aconchego. Aconselho, neste caso, levar um tecido, colchão inflável, tatame etc para que as crianças fiquem confortáveis. 

3. Dá-lhes tempo para a leitura. 

4. Começar a preparar o LIVRINHO: pintar, preencher com as informações, recortar, montar...
(Neste momento,  haverá necessidade de mesas e cadeiras...) 

5. Correção da ortografia,  coesão e coerência. 

6. Sortear um aluno por dia, para mostrar o livro que leu, e ler as informações que coletou.

7. Disponibilizar o livro apresentado para que outra criança o leia. (Colocar num varal, ou numa caixa, o importante é expor...) 

8. Quando todos já tiverem apresentado e lido outros exemplares, preparar um mural para que toda a escola se envolva: apresentar os livrinhos dos alunos e fotos das etapas do projeto.

Olha que lindinho ficou este livrinho!

 Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023


Destaques

SORTEIO DE TEMAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Olá, pessoas pedagógicas! Hoje trago para vocês um material que preparei com todo carinho para potencializar o aprendizado de nossos alunos,...

POSTAGENS EM ALTA