22 outubro, 2023

TEXTO INSTRUCIONAL: MANUAL DE PEGA-VARETAS



Oie, amigos VYGOTSKYANOS! 👋😄

Hoje trago🤩 para vocês,  uma proposta super interessante😉 para trabalhar o gênero textual TEXTO INSTRUCIONAL...🤖
Sabemos que manuais de aparelhos diversos, de jogos, são necessários para a utilização💆‍♀️ correta a que se destinam. 🤷‍♀️E nada melhor,  que ensinar colocando a mão na massa!!!!👨‍👩‍👦‍👦👐
Trabalhar o texto por trabalhar, não produz tanto aprendizado e memórias boas, quanto criar todo o produto...👀
Vamos lá? 🤝
🙂 CRIAR O JOGO 

 Você vai precisar de: 

▪palitinhos de churrasco 
▪tinta guache ( amarela, vermelha, azul, verde e preta)
▪pincéis 
▪folha de isopor
▪ sacolinhas plásticas 
▪ fitilho 


Distribua os palitinhos para cada criança, de modo que, ao final, tenham pintado 31 palitinhos de churrasco,  cada aluno.
Sendo: 
▪ 1 preto
▪ 7 azuis
▪ 7 amarelos 
▪ 7 verdes 
▪ 9 vermelhos 

Vá espetando os palitos no isopor para secar. Mantenha os de cada aluno separado. Eu risquei as folhas de isopor, delimitando a área para cada um.
Lembre-os de pintar a pontinha primeiro, para que esta pontinha esteja seca ao espetar no isopor.

Enquanto seca, é hora de criar o manual de instruções do jogo...

🙂2° CRIAR O TEXTO DO MANUAL DE INSTRUÇÕES, COLETIVAMENTE.

Conforme forem falando, escreva no quadro para irem organizando os pensamentos acerca do jogo. 
Após finalizar o texto com a turma, permita que eles copiem.

Observação:

Cada vareta possui uma pontuação conforme sua cor: as amarelas valem 5 pontos, as verdes 10 pontos, azuis 15 pontos, vermelhas 20 pontos, e a preta 50 pontos. Quando não houverem mais varetas sobre a mesa, cada jogador deve somar a pontuação das varetas de sua posse. Aquele que somar a maior pontuação será o vencedor.

A prática de jogar pega-varetas, atua no treinamento das habilidades cognitivas, assim atuando no treinamento de destrezas como o reflexos, análise de risco, pois a regra do jogo fala da não possibilidade de tocar as peças. Trabalha ainda coordenação motora fina, concentração e convívio social.

MODO DE JOGAR:

• ESCOLHAM UMA FORMA DE DECIDIR QUEM SERÁ O PRIMEIRO A LANÇAR AS VARETAS E INICIAR O JOGO. NA RODADA SEGUINTE, O JOGADOR À ESQUERDA DO PRIMEIRO JOGADOR IRÁ INICIAR E LANÇAR AS VARETAS.

• O JOGADOR ESCOLHIDO DEVE JUNTAR TODAS AS VARETAS, DEIXANDO-AS DE PÉ, E SOLTÁ-LAS LENTAMENTE, DE MODO QUE CAIAM UMAS POR CIMA DAS OUTRAS.

• O MESMO JOGADOR DEVE TENTAR PEGAR UMA VARETA SEM QUE AS OUTRAS VARETAS SE MOVAM. CASO CONSIGA, ELE PEGA AQUELA VARETA PARA ELE E TENTA TIRAR OUTRA, ATÉ QUE ELE NÃO CONSIGA MAIS TIRAR SEM MOVER ALGUMA VARETA.

• O JOGADOR SEGUINTE NÃO DEVE LANÇAR AS VARETAS, ELE DEVE TENTAR PEGAR A VARETAS QUE FORAM LANÇADAS PELO COLEGA, E ASSIM CONSECUTIVAMENTE, ATÉ QUE OS 4 JOGADORES TENHAM TENTADO.

• AO FINAL, OS JOGADORES MARCAM SEUS PONTOS. GANHA QUEM CONSEGUIR FAZER MAIS PONTOS.

• JUNTA-SE TODAS AS VARETAS NOVAMENTE E SE INICIA UMA NOVA RODADA, OU SEJA, UM NOVO LANÇAMENTO DAS VARETAS.


Agora que o manual do jogo foi montado, é hora de criar o rótulo da embalagem,  peça super importante para tornar o jogo interessante, e autoexplicativo. 

🙂3° CRIAR O RÓTULO DO PRODUTO

Um rótulo de um produto é parte da composição do todo, sendo o chamariz para incentivar o consumo... 
O desafio aqui, é criar uma embalagem super alegre e interessante...
Cada aluno criará seu rótulo,  dando asas à imaginação! 

😎Agora, só montar o jogo em sua embalagem,  e brincar para valer! 

Habilidades específicas para esta atividade:

(EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo
 de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um 
desses gêneros.

(EF03LP11-A) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais, como receitas,
 manual de instrução, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.

(EF04LP13) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (instruções de jogos digitais
 ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser
 seguidos) e formato específico dos textos orais ou escritos desses gêneros (lista/ apresentação
 de materiais e instruções/passos de jogo).

(EF05LP09) Ler e compreender, com autonomia, textos instrucionais de regras de jogo, entre
 outros gêneros, de acordo com as convenções do gênero e considerando a situação 
comunicativa e a finalidade do texto. 

Habilidades gerais para esta atividade:

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições 
antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus
 conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, 
o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, 
imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências
 realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a
 situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade 
ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual 
é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando 
em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção
 do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.

(EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda 
do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.




😉E aí,  gostaram?
🤔Deixe seu comentário abaixo,  para dar aquela forcinha ao nosso blog! 

😘Um beijinho no coração,  

😁Tia Suh.

Baixar apenas para consumo próprio!

Proibido baixar imagem,  word ou pdf , de qualquer arquivo do blog @pedagogiacomatiasuh e divulgar em quaisquer redes sociais: WHATSAPP, TELEGRAM, FACEBOOK, INSTAGRAM OU SIMILARES. 

Proibido utilizar qualquer arquivo, ou parte deles para compor atividades, recursos ou projetos e divulgá-los como sendo de sua autoria.

Proibida a venda de quaisquer arquivos do blog.

Proibido armazenar em drives.

Proibida a manipulação de imagem, e retirada de logotipo e/ou marca d'água. 

Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Destaques

SORTEIO DE TEMAS DE PRODUÇÃO TEXTUAL

Olá, pessoas pedagógicas! Hoje trago para vocês um material que preparei com todo carinho para potencializar o aprendizado de nossos alunos,...

POSTAGENS EM ALTA