Olá, pessoas pedagógicas!
Hoje trouxe um recurso super especial para ser usado desde a Educação Infantil ao 5°ano: O Alfabeto móvel!
Acompanhe as ideias de atividades utilizando este recurso, e coloque em prática a que melhor se encaixar no perfil da sua turminha...
Vamos lá?
♦️ditado de letras - os alunos estarão com as letras embaralhadas na mesa e encontrarão a letra pedida.
♦️corrida das letras - (Para ser feita no pátio. As letras ficarão de um lado e as crianças no lado oposto).O professor pedirá uma letra, e ao som do apito, correrão e trarão a letra. Neste caso 5 alfabetos móveis são suficientes.
♦️corrida das letras com obstáculos - variável da "corrida das letras". Como obstáculos, podem colocar bancos para passar por baixo ou por cima, risco de giz no chão para pisar por cima ( aqui, podemos riscar movimentos que trabalham a coordenação motora ampla e lateralidade) risco reto, risco em zig zag, risco em u cursivo, e cursivo, entre outros. Explore bastante!!!
♦️ ditado de palavras _ ditar para que montem em suas mesas. Pode-se trabalhar encontros vocálicos, palavras simples com as famílias silábicas já trabalhadas ( no caso de 1° ano). Já alunos alfabéticos, pode-se trabalhar ortografia: f ou v; g ou j; s ou SS, c ou Ç, r ou rr, e tantos outros.
♦️ditado de palavras com corrida de obstáculos;
♦️turma de 4° OU 5° ano: palavras mais rebuscadas, homônimos e parônimos, utilizar o dicionário como alicerce, etc.
Viu como o alfabeto móvel pode ser uma grande estratégia?
Peça-os para colorir e confeccione com eles um envelope todo decorado: assim, eles guardam seus kits de letras para novas oportunidades de brincadeiras.
Aprender brincando é muito mais prazeroso! 💟
Beijinhos no coração,
Tia Suh.
Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link!
Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o!
Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998.
Copyright. Todos os direitos reservados. 2023
Nenhum comentário:
Postar um comentário