16 maio, 2023

FESTA JUNINA - ATIVIDADES COM BNCC 🎉


O ano de 2023 está passando muitooo rápido... você também acha?
Olha a gente aqui, já caçando atividades sobre a festa mais gostosa do ano...
Pois é! Trouxe para vocês um kit de atividades educacionais muito interessantes, que permeiam diversas disciplinas... 
Temos: 
👢Texto e Interpretação sobre a origem da festa junina;
👢Música:  "O sanfoneiro só tocava isso " 
👢Atividades e explicação de Substantivos Primitivos e Derivados, com palavras do campo semântico;
👢Probleminhas matemáticos, contextualizados, trabalhando Sistema Monetário;
👢Dobro,  triplo e quádruplo;
👢Gráfico para interpretar e calcular;
👢As regionalidades do festejo junino: texto explicativo 
👢Atividade interativa sobre as 5 regiões brasileiras; 
👢Mapa das 5 regiões brasileiras;
👢Folha para ditado de frases de acordo com o tema; 
👢Cartela de adesivos para imprimir. 

Proibida a cópia das atividades deste Blog em redes sociais, grupos de Whatsapp, Telegram ou similares. Pode compartilhar apenas o link! 

Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 

Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 

Copyright. Todos os direitos reservados. 2023

Vamos às Habilidades da BNCC? 

LÍNGUA PORTUGUESA 

(EF35LP01) Ler e compreender, silenciosamente e, em seguida, em voz alta,
 com autonomia e fluência, textos curtos com nível de textualidade adequado.

(EF35LP02) Selecionar livros da biblioteca e/ou do cantinho de leitura da sala
 de aula e/ou disponíveis em meios digitais para leitura individual, justificando 
a escolha e compartilhando com os colegas sua opinião, após a leitura.

(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão 
global.

(EF35LP04) Inferir informações implícitas nos textos lidos.

(EF35LP05) Inferir o sentido de palavras ou expressões desconhecidas em textos,
 com base no contexto da frase ou do texto.

EF35LP11) Ouvir gravações, canções, textos falados em diferentes variedades
linguísticas, identificando características regionais, urbanas e rurais da fala e
respeitando as diversas variedades linguísticas como características do uso
da língua por diferentes grupos regionais ou diferentes culturas locais, 
rejeitando preconceitos linguísticos.

(EF03LP10) Reconhecer prefixos e sufixos produtivos na formação de palavras derivadas de substantivos, de adjetivos e de verbos, utilizando-os
 para compreender palavras e para formar novas palavras.

(EF04LP07) Identificar em textos e usar na produção textual a concordância
 entre artigo, substantivo e adjetivo (concordância no grupo nominal).

(EF04LP08) Reconhecer e grafar, corretamente, palavras derivadas com 
os sufixos -agem, -oso, -eza, -izar/-isar (regulares morfológicas).

(EF05LP32) Diferenciar palavras primitivas, derivadas e compostas, e
 derivadas por adição de prefixo e de sufixo. Identificar e diferenciar o 
significado que os prefixos e sufixos atribuem às palavras.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

ARTES

(EF15AR03) Reconhecer e analisar a influência de distintas matrizes estéticas
 e culturais das artes visuais nas manifestações artísticas das culturas locais,
 regionais e nacionais.

(EF15AR04) Experimentar diferentes formas de expressão artística (desenho, 
pintura, colagem, quadrinhos, dobradura, escultura, modelagem, instalação, 
vídeo, fotografia etc.), fazendo uso sustentável de materiais, instrumentos, 
recursos e técnicas convencionais e não convencionais.

(EF15AR05) Experimentar a criação em artes visuais de modo individual,
 coletivo e colaborativo, explorando diferentes espaços da escola e da 
comunidade.

(EF15AR06) Dialogar sobre a sua criação e as dos colegas, para alcançar 
sentidos plurais.

(EF15AR08) Experimentar e apreciar formas distintas de manifestações da
 dança presentes em diferentes contextos, cultivando a percepção, o imaginário,
 a capacidade de simbolizar e o repertório corporal.

(EF15AR09) Estabelecer relações entre as partes do corpo e destas com o todo
 corporal na construção do movimento dançado.

(EF15AR10) Experimentar diferentes formas de orientação no espaço
 (deslocamentos, planos, direções, caminhos etc.) e ritmos de movimento (lento,
 moderado e rápido) na construção do movimento dançado.

(EF15AR11) Criar e improvisar movimentos dançados de modo individual, coletivo
 e colaborativo, considerando os aspectos estruturais, dinâmicos e expressivos
 dos elementos constitutivos do movimento, com base nos códigos de dança.

(EF15AR25) Conhecer e valorizar o patrimônio cultural, material e imaterial, de culturas
  diversas, em especial a brasileira, incluindo-se suas matrizes indígenas, africanas e
 europeias, de diferentes épocas, favorecendo a construção de vocabulário e repertório 
relativos às diferentes linguagens artísticas.

MATEMÁTICA 

(EF03MA07) Resolver e elaborar problemas de multiplicação (por 2, 3, 4, 5 e 10) com
 os significados de adição de parcelas iguais e elementos apresentados em disposição
 retangular, utilizando diferentes estratégias de cálculo e registros.

(EF03MA24)  Resolver e elaborar problemas que envolvam a comparação e a
 equivalência de valores monetários do sistema brasileiro em situações de compra,
 venda e troca.

(EF03MA26) Resolver problemas cujos dados estão apresentados em tabelas de
 dupla entrada, gráficos de barras ou de colunas.

(EF03MA27) Ler, interpretar e comparar dados apresentados em tabelas de dupla 
entrada, gráficos de barras ou de colunas, envolvendo resultados de pesquisas 
significativas, utilizando termos como maior e menor frequência, apropriando-se 
desse tipo de linguagem para compreender aspectos da realidade sociocultural 
significativos.

(EF04MA03) Resolver e elaborar problemas com números naturais envolvendo 
adição e subtração, utilizando estratégias diversas, como cálculo, cálculo mental 
e algoritmos, além de fazer estimativas do resultado.

(EF04MA04) Utilizar as relações entre adição e subtração, bem como entre 
multiplicação e divisão, para ampliar as estratégias de cálculo.

(EF04MA25) Resolver e elaborar problemas que envolvam situações de compra 
e venda e formas de pagamento, utilizando termos como troco e desconto, 
enfatizando o consumo ético, consciente e responsável.

(EF04MA27) Analisar dados apresentados em tabelas simples ou de dupla
 entrada e em gráficos de colunas ou pictóricos, com base em informações 
das diferentes áreas do conhecimento, e produzir texto com a síntese de sua 
análise.

(EF05MA07) Resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números
 naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando
 estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA08) Resolver e elaborar problemas de multiplicação e divisão com 
números naturais e com números racionais cuja representação decimal é finita 
(com multiplicador natural e divisor natural e diferente de zero),  utilizando 
estratégias diversas, como cálculo por estimativa,   cálculo mental e algoritmos.

(EF05MA09) Resolver e elaborar problemas simples de contagem envolvendo o 
princípio multiplicativo, como a determinação do número de agrupamentos possíveis 
ao se combinar cada elemento de uma coleção com todos os elementos de outra 
coleção, por meio de diagramas de árvore ou por tabelas.

(EF05MA12) Resolver problemas que envolvam variação de proporcionalidade 
direta entre duas grandezas, para associar a quantidade de um produto ao valor a
 pagar, alterar as quantidades de ingredientes de receitas, ampliar ou reduzir escala 
em mapas, entre outros.

(EF05MA24) Interpretar dados estatísticos apresentados em textos, tabelas e 
gráficos (colunas ou linhas), referentes a outras áreas do conhecimento ou a 
outros contextos, como saúde e trânsito, e produzir textos com o objetivo de 
sintetizar conclusões.

GEOGRAFIA 

(EF03GE01) Identificar e comparar aspectos culturais dos grupos sociais de seus
 lugares de vivência, seja na cidade, seja no campo.

(EF03GE02) Identificar, em seus lugares de vivência, marcas de contribuição cultural
 e econômica de grupos de diferentes origens.

(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida de povos e comunidades 
tradicionais em distintos lugares.

(EF03GE04) Explicar como os processos naturais e históricos atuam na produção
 e na mudança das paisagens naturais e antrópicas nos seus lugares de vivência, 
comparando-os a outros lugares.

(EF03GE07) Reconhecer e elaborar legendas com símbolos de diversos tipos de
 representações em diferentes escalas cartográficas.

(EF04GE01) Selecionar, em seus lugares de vivência e em suas histórias familiares
 e/ou da comunidade, elementos de distintas culturas (indígenas, afro-brasileiras, 
de outras regiões do país, latino-americanas, europeias, asiáticas etc.), valorizando 
o que é próprio em cada uma delas e sua contribuição para a formação da cultura 
local, regional e brasileira.

(EF04GE10) Comparar tipos variados de mapas, identificando suas características,
 elaboradores, finalidades, diferenças e semelhanças.

(EF05GE02) Identificar diferenças étnico-raciais e étnico-culturais e desigualdades
 sociais entre grupos em diferentes territórios.

(EF05GE09) Estabelecer conexões e hierarquias entre diferentes cidades, utilizando
 mapas temáticos e representações gráficas.

HISTÓRIA 

(EF03HI03) Identificar e comparar pontos de vista em relação a eventos significativos
 do local em que vive, aspectos relacionados a condições sociais e à presença de
 diferentes grupos sociais e culturais, com especial destaque para as culturas africanas,
 indígenas e de migrantes.

(EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e 
discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.

(EF04HI01) Reconhecer a história como resultado da ação do ser humano no tempo e 
no espaço, com base na identificação de mudanças e permanências ao longo do tempo.

(EF05HI01) Identificar os processos de formação das culturas e dos povos, relacionando-os com o espaço geográfico ocupado.




Um comentário:

Destaques

INTERAÇÃO ENTRE CAMPO E CIDADE

Olá, pessoas pedagógicas! Continuando o assunto CAMPO X CIDADE,  trouxe um super texto explicativo sobre a interação entre estes...

POSTAGENS EM ALTA