Oieeeee, pessoas pedagógicas!
Pensando na semana do Dia das Crianças, criei um jogo para fazer desses dias que antecedem esse feriado tão esperado, um momento prazeroso, e ao mesmo tempo de aprendizado.
Gosto de atividades lúdicas e recreativas, porém com objetivo...
Então, criei este jogo, e quero dividir com você e sua turminha!!!
Vamos lá?
Primeiro passo: imprimir em papel cuja gramatura seja bem firme.
Segundo passo: montar as cartas com frente ( colorida com o nome da disciplina) e verso ( perguntas) colar um no outro.
Terceiro passo: montar os dois dados do jogo.
Quarto passo: preparar o espaço físico para realizar o jogo:
Dividir as carteiras em dois times
Mesa do professor à frente, com os dados e uma sinaleta para tocar para responder.
Colar na parede as sinalizações de marcação de ponto.
Como jogar?
Divida previamente sua turma: cuidado para deixar os dois times equilibrados com pessoas que tem maior e menor conhecimento misturadas.
Estabeleça quem inicia primeiro, com par ou ímpar.
Cada pergunta, um aluno de cada time vai à frente para responder.
Arrumar as cartas na mesa do professor, separando por disciplinas e coringa. Serão 6 grupos de cartas:
18 cartas de Matemática
18 cartas de Língua Portuguesa
18 cartas de Ciências
18 cartas de Geografia
18 cartas de História
18 cartas Coringas.
Joga -se o dado de disciplinas. A disciplina que o dado mostrar, tira-se uma carta.
O professor lê a pergunta. O aluno representante, pode consultar o time.
Respondendo corretamente, 5 pontos. Respondendo errado, não pontua.
Se o dado de disciplinas, mostrar a face CORINGA, o aluno tira uma carta coringa, e acontece o que a carta pedir.
Obs: O dado numérico poderá ser usado neste momento.
Cada grupo de perguntas, segue com as respostas...
Ganha o grupo que pontuar mais!!!!
Aqui no blog, há uma postagem chamada MEDALHAS... Você pode imprimir, colocar em fitas de cetim, ou essas de embalagens, e colar doces, chocolates e balas de acordo com a pontuação: doces melhores para o time vencedor). A diferença entre premiações, se faz necessária para que os alunos comprendam a importância de ser estudioso, e a questão do ganhar e perder: nem sempre se ganha, a vida é assim...
Tenho certeza que será um momento muito divertido!
Tenho apenas uns lembretes para vocês:
Baixar apenas para consumo próprio!
Proibido baixar imagem, word ou pdf , de qualquer arquivo do blog @pedagogiacomatiasuh e divulgar em quaisquer redes sociais: WHATSAPP, TELEGRAM, FACEBOOK, INSTAGRAM OU SIMILARES.
Proibido utilizar qualquer arquivo, ou parte deles para compor atividades, recursos ou projetos e divulgá-los como sendo de sua autoria.
Proibida a venda de quaisquer arquivos do blog.
Proibido armazenar em drives.
Proibida a manipulação de imagem, e retirada de logotipo e/ou marca d'água.
Pode compartilhar apenas o link!
Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o!
Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998.
Copyright. Todos os direitos reservados. 2023
B) som de z
B) fábula
A) A gente
B) nós
B) polissílaba
A) fluminense
B) O som escrito
B) pneu-mo-ni-a
B) Ventar
C) foi
D) molho
B) triste
C) adjetivo
B) ataque cardíaco
B) papelão
A) substantivo próprio
2022
233
999
36= XXXVI
XVII = 17
123.862 = 2 CLASSES ( unidades simples e milhar)
1267= 1000+ 200+ 60+ 7
120x10= 1.200
3.400
2.324
Subtração
Multiplicando, multiplicador e produto.
117
123 × 12= 1.476
Expressão numérica: 159
1456 + 29= 1485
1000 - 299= 701
B) Se alimentam apenas de plantas.
C) Onívoros
A) carnívoros
B) possuem o extinto caçador, pois são carnívoros.
A) Produtores: fabricam seu próprio alimento.
C) Energia
A) Se alimentam de plantas e outros animais
B) Dão fim aos outros seres
B) fungos e bactérias
A) Oxigênio
B) Ecossistema
Doenças causadas por vírus: dengue, ZIKA, Chikungunya, febre amarela, Covid-19 e sarampo.
Doenças causadas por bactérias: tétano, cólera e leptospirose
Doenças causadas por protozoários: Doença de Chagas e malária
C) cólera
C) leptospirose
Estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso.
B) água e óleo
B) O ano que tem 366 dias
C) Fevereiro
B) 100 anos
A) Década
C) O nascimento de Cristo
A) Período em que o homem primitivo mudava de lugar em busca de alimentos.
B) Período que antecede a invenção da escrita.
C) Pinturas feitas nas paredes das cavernas pelos homens pré-históricos.
B) Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais.
A) Paleolítico
B) Idade da Pedra Polida
C) Lucy
B) Rio Tigre e Eufrates
A) Zigurate
A) Ur e Lagash
C) É a troca de mercadorias e serviços
B) Egípcios e fenícios
C) Quem deixa sua terra natal para viver em outro lugar, em busca de melhores condições de vida. C) Imigrante
C) Saem de suas terras fugindo de perseguições.
B) Campo
A) 5
B) São Paulo
C) SP, RJ, MG E ES
B) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística
D) República Federativa do Brasil A) Leste
B) Norte, Sul, Leste e Oeste
B) Atlântico
B) 26
C) Brasília
C) Maranhão, Amazonas e Mato Grosso
C) Executivo, Legislativo e Judiciário