Oieeeee, pessoas pedagógicas!
Pensando na semana do Dia das Crianças, criei um jogo para fazer desses dias que antecedem esse feriado tão esperado, um momento prazeroso, e ao mesmo tempo de aprendizado. 
Gosto de atividades lúdicas e recreativas, porém com objetivo...
Então,  criei este jogo, e quero dividir com você e sua turminha!!!
Vamos lá? 
Primeiro passo: imprimir em papel cuja gramatura seja bem firme. 
Segundo passo: montar as cartas com frente ( colorida com o nome da disciplina) e verso ( perguntas) colar um no outro. 
Terceiro passo: montar os dois dados do jogo.
Quarto passo:  preparar o espaço físico para realizar o jogo:
Dividir as carteiras em dois times 
Mesa do professor à frente, com os dados e uma sinaleta para tocar para responder. 
Colar na parede as sinalizações de marcação de ponto. 
Como jogar? 
Divida previamente sua turma: cuidado para deixar os dois times equilibrados com pessoas que tem maior e menor conhecimento misturadas. 
Estabeleça quem inicia primeiro,  com par ou ímpar. 
Cada pergunta, um aluno de cada time vai à frente para responder. 
Arrumar as cartas na mesa do professor,  separando por disciplinas e coringa. Serão 6 grupos de cartas: 
18 cartas de Matemática 
18 cartas de Língua Portuguesa
18 cartas de Ciências
18 cartas de Geografia 
18 cartas de História  
18 cartas Coringas.
Joga -se o dado de disciplinas.  A disciplina que o dado mostrar, tira-se uma carta. 
O professor lê a pergunta. O aluno representante, pode consultar o time. 
Respondendo corretamente, 5 pontos. Respondendo errado, não pontua. 
Se o dado de disciplinas,  mostrar a face CORINGA, o aluno tira uma carta coringa, e acontece o que a carta pedir. 
Obs: O dado numérico poderá ser usado neste momento. 
Cada grupo de perguntas, segue com as respostas...
Ganha o grupo que pontuar mais!!!!
Aqui no blog, há uma postagem chamada MEDALHAS... Você pode imprimir,  colocar em fitas de cetim, ou essas de embalagens,  e colar doces, chocolates e balas de acordo com a pontuação: doces melhores para o time vencedor). A diferença entre premiações, se faz necessária para que os alunos comprendam a importância de ser estudioso, e a questão do ganhar e perder: nem sempre se ganha, a vida é assim...
Tenho certeza que será um momento muito divertido! 
Tenho apenas uns lembretes para vocês:  
Baixar apenas para consumo próprio!
Proibido baixar imagem,  word ou pdf , de qualquer arquivo do blog @pedagogiacomatiasuh e divulgar em quaisquer redes sociais: WHATSAPP, TELEGRAM, FACEBOOK, INSTAGRAM OU SIMILARES. 
Proibido utilizar qualquer arquivo, ou parte deles para compor atividades, recursos ou projetos e divulgá-los como sendo de sua autoria.
Proibida a venda de quaisquer arquivos do blog.
Proibido armazenar em drives.
Proibida a manipulação de imagem, e retirada de logotipo e/ou marca d'água. 
Pode compartilhar apenas o link! 
Seja empático com nosso trabalho! Valorize-o! 
Sujeito às penalidades previstas na Lei de direitos autorais 9.610 de 1998. 
Copyright. Todos os direitos reservados. 2023
B) som de z
B) fábula 
A) A gente 
B) nós 
B) polissílaba
A) fluminense 
B) O som escrito 
B) pneu-mo-ni-a
B) Ventar
C) foi
D) molho
B) triste
C) adjetivo
B) ataque cardíaco 
B) papelão 
A) substantivo próprio 
2022 
233
999
36= XXXVI
XVII = 17 
123.862 = 2 CLASSES ( unidades simples e milhar) 
1267= 1000+ 200+ 60+ 7
120x10= 1.200
3.400
2.324
Subtração 
Multiplicando, multiplicador e produto.
117
123 × 12= 1.476
Expressão numérica: 159 
1456 + 29= 1485
1000 - 299= 701
 B) Se alimentam apenas de plantas.
C) Onívoros 
A) carnívoros 
B) possuem o extinto caçador,  pois são carnívoros. 
A) Produtores: fabricam seu próprio alimento. 
C) Energia 
A) Se alimentam de plantas e outros animais 
B) Dão fim aos outros seres 
B) fungos e bactérias 
A) Oxigênio 
B) Ecossistema  
Doenças causadas por vírus: dengue, ZIKA, Chikungunya,  febre amarela, Covid-19 e sarampo.
Doenças causadas por bactérias: tétano, cólera e leptospirose 
Doenças causadas por protozoários: Doença de Chagas e malária 
C) cólera 
C) leptospirose 
Estados físicos da água: sólido, líquido e gasoso.
B) água e óleo 
B) O ano que tem 366 dias 
C) Fevereiro 
B) 100 anos 
A) Década 
C) O nascimento de Cristo 
A) Período em que o homem primitivo mudava de lugar em busca de alimentos. 
B) Período que antecede a invenção da escrita. 
C) Pinturas feitas nas paredes das cavernas pelos homens pré-históricos. 
B) Paleolítico, Neolítico e Idade dos Metais. 
A) Paleolítico 
B) Idade da Pedra Polida 
C) Lucy
B) Rio Tigre e Eufrates 
A) Zigurate
A) Ur e Lagash 
C) É a troca de mercadorias e serviços 
B) Egípcios e fenícios 
C) Imigrante 
C) Saem de suas terras fugindo de perseguições. 
B) Campo
A) 5
B) São Paulo 
C) SP, RJ, MG E ES
B) Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística 
A) Leste
B) Norte, Sul, Leste e Oeste 
B) Atlântico 
B) 26
C) Brasília 
C) Maranhão, Amazonas e Mato Grosso 
C) Executivo, Legislativo e Judiciário